23 agosto 2006

Preces curtas... e lindas

Orar a Deus é pensar nEle, é aproximar-se dEle, é por-se em comunicação com Ele. Podemos, através da prece, louvar, pedir e agradecer. Pela prece a pessoa atrai o apoio dos bons Espiritos, que vem sustentá-la nas boas resoluções e inspirar-lhe bons pensamentos. Assim, adquire a força necessária para vencer as dificuldades e entrar no bom caminho, se deste houver se afastado.

A oração não nos exonera das lutas, mas ajuda-nos a transpô-las corajosamente. Considerada sob o ponto de vista espiritual, é uma emanação dos mais puros fluidos. É uma magnetização moral, operando-se à distância, emitindo fluidos sutis que propelidos pela força da vontade, do amor, vão envolver aquele por quem se ora, fortalecer-lhe o Espírito e esclarecê-lo.

A prece é o traço de luz que une as almas que se amam, onde quer que se encontrem.
(do site www.cvdee.org.br)


Quando orar, nunca peça a Deus para diminuir a carga de provações que carregas, mas sim que Ele aumente a força de seus ombros. Emannuel.


----

Refazimento no dia

Um pouco de silêncio interior far-te-á muito bem. O corre-corre desgastante, as preocupações contínuas e os sobressaltos diminuem as resistências morais, se houver invigilância. É indispensável que te reserves tempo emocional para o teu refazimento, o teu silêncio interior.

Ora, sem palavras, e acalma-te, deixando as idéias fluírem com espontaneidade, recompondo as paisagens emocional e nervosa, a fim de prosseguires na luta. Nesses instantes, encontra-te contigo mesmo e experimenta o júbilo de te amares, cuidando de ti e renovando-te, a fim de que nenhum mal permaneça contigo. Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

----

Oração do Amor

Senhor,
Ilumina meus olhos para que eu veja os defeitos da minha alma

e vedai-os em relação aos defeitos alheios, para que eu não os comente;

Senhor,
Leva de mim a tristeza e não a entregueis a mais ninguém ;
encha meu coração com a divina fé, para sempre louvar o vosso nome
e arranca de mim o orgulho e a presunção.

Senhor,
Faze de mim um ser humano realmente justo,
dá-me a esperança de vencer todas as minhas ilusões;
Planta em meu coração o mais nobre amor
e ajuda-me a fazer feliz o maior número possível de pessoas,
para ampliar seus dias risonhos e diminuir suas noites tristonhas.

Senhor,
Transforma meus rivais em companheiros, meus companheiros em amigos ,
meus amigos em entes queridos.
Não permita que eu seja um cordeiro perante os fortes,
nem um leão perante os fracos .

Dá-me, Senhor,
O sabor de Perdoar e afasta de mim qualquer desejo de vingança,
mantendo sempre em meu coração somente o Amor .


----

Oração ao Anjo da Guarda
(Um modelo de prece extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

Espíritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus, que tendes por missão assistir os homens e conduzi-los pelo bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida; dai-me a força de suportá-las sem reclamar;
livrai-me dos maus pensamentos e fazei que eu não dê entrada a nenhum mau Espírito que queira induzir-me ao mal.

Esclarecei a minha consciência com relação aos meus defeitos e tirai-me de sobre os olhos o véu do orgulho, capaz de impedir que eu os perceba e os confesse a mim mesmo.

A ti, sobretudo, meu anjo guardião, que mais particularmente velas por mim, e a todos vós, Espíritos protetores, que por mim vos interessais, peço fazerdes que me torne digno da vossa proteção. Conheceis as minhas necessidades; sejam elas atendidas, segundo a vontade de Deus.

----

Oração dos aflitos

Senhor Deus,

Pai dos que choram, dos tristes, dos oprimidos, fortaleza dos vencidos, consolo de toda a dor. Embora a miséria amarga dos prantos de nosso erro, deste mundo de desterro, clamamos por vosso amor!

Nas aflições do caminho, na noite mais tormentosa Vossa fonte generosa é o bem que não secará... Sois, em tudo, a luz eterna da alegria e da bonança, nossa porta de esperança que nunca se fechará.

Quando tudo nos despreza , no mundo da iniqüidade, quando vem a tempestade sobre as flores da ilusão, ó Pai, sois a luz divina, o cântico da certeza, vencendo toda aspereza, vencendo toda aflição.

No dia da nossa morte, no abandono ou no tormento, trazei-nos o esquecimento, da sombra, da dor, do mal! Sintamos a luz da vida renovada e redimida na paz ditosa e imortal.

Psicografia Chico Xavier/EmmanuelLivro: Paulo e Estêvão

----

Uma prece bonita

Meu Deus, sei que ainda sou um ser em evolução e que muitas vezes fujo dos objetivos que o Senhor traçou para que eu alcance a minha felicidade. Sei também que nem sempre consigo fazer o bem que desejo, e muitas são as vezes que faço o mal que já não gostaria mais de fazer.

Por isso venho a ti, Senhor, para rogar forças, coragem e lucidez para acertar mais vezes do que me equivocar, e quando me equivocar, que seja por fraqueza ou ignorância, mas nunca por deliberação. Venho a ti para pedir que não permita, em tempo algum, que eu perca a vontade de viver, apesar dos momentos de dor e de sofrimento, que por certo terei que passar. Pedir ajuda para cultivar o otimismo, mesmo que o futuro não seja tão promissor. Para que me ensine a desenvolver o romantismo, ainda que em meu peito o coração pareça ter emudecido.

Senhor, ajuda-me a não perder a fé na amizade, mesmo que às vezes os amigos me traiam ou me abandonem nos momentos em que mais precisar deles. Ajuda-me a cultivar o hábito e a alegria de ajudar as pessoas, ainda que muitas delas sejam ingratas e incapazes de retribuir. Ensina-me a manter o equilíbrio até nos momentos de grandes abalos, quando tudo parece conspirar para que eu perca o rumo.

Senhor, ajuda-me a amar sem esperar retribuição nem reconhecimento dos seres amados. A observar a vida com brilho no olhar, até nos momentos em que a escuridão turbe os meus olhos. A enfrentar os desafios da vida com coragem e disposição, mesmo sabendo que algumas quedas acontecerão no meu caminho. Permita-me usar sempre a razão e o bom senso, ainda que o apelo dos vícios seja forte, insistente e constante na minha intimidade.

Sobretudo, Senhor, ajuda-me a elevar o sentimento de justiça acima dos meus próprios interesses.

Permita-me conservar o amor pela família, mesmo que ela me exija imensos esforços e árduas renúncias em prol da sua harmonia. Ensina-me a ver sempre o lado bom e belo das coisas, apesar das lágrimas que brotam amargas do fundo da minha alma. Senhor, que eu jamais perca a vontade de herdar as estrelas, mesmo habitando um planeta pequeno e de categoria inferior.

E, acima de tudo... Que eu jamais esqueça que o Senhor é a inteligência suprema do universo e que me ama infinitamente... Que provê minhas necessidades, ampara-me sempre e só quer o meu aperfeiçoamento. Que eu possa entender as pessoas que são mais frágeis que eu... A não julgar o meu semelhante... A educar meus sentimentos e desenvolver minha inteligência...

E, por fim, que eu nunca esqueça que sou um espírito imortal... E que minha felicidade é uma conquista que alcançarei com meus esforços, com o amparo dos espíritos protetores e a luz de Jesus Cristo...
***
Nos dias em que a tristeza se apresentar, dissimulada e insistente em sua janela, recolha-se por alguns instantes... Busque sintonizar com as forças do bem, que pairam acima das nuvens densas que envolvem a terra, e alimente sua intimidade com a harmonia celeste.
Não se deixe envolver pela tristeza, pois ela lhe impedirá de ver a esperança que insiste em lhe acenar com a certeza de que um novo e lindo dia surgirá.

----